Playlist De Compositores


quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Divisão de Bens

Saudações a todos!
Aqui quem fala é Lucas Lolli, trazendo a público a primeira idéia de composição colaborativa deste maravilhoso blog (aliás, salve Mestre Tiaguera, autor desta magnífica idéia! =D).
Como somos decompositores muito ocupados, vamos direto ao assunto.
Seguem letra, cifra e áudio preliminar.

Áudio da versão final


Divisão de Bens
Mano Lolli e Mestre Tiaguera

Me levaste um bolachão do Martinho e um do Cartola
Que eu passei já pro HD, então, pra mim, não pega nada
Mas, se tentas pôr a mão no do Paulinho da Viola,
Aí, sim, dava porrada!

Surrupiaste o Jorge Ben mais a Bethânia e a Aracy
A Nara, a Ivone Lara... menos mal, ficou a Clara
E da Beth é bom, também, que a coletânia ainda tá aqui
Caso contrário, eu quebrava a tua cara!

Foste embora com o Paulo César Pinheiro, coisa feia
O Mauro Duarte, o Elton Medeiros, o Ary e o Dorival
Ainda bem, não foi o Roberto Ribeiro ou o Candeia
Pois, aí, quebrava o pau!

Afanaste-me um duplo do Toquinho que eu vi
Tudo bem, eu tenho outros discos dele mais legais
Mas se foges com o Nelson Cavaquinho, ai de ti
Ias descobrir o que o ódio faz!

A Elis, tô sossegado, dei pra ti de coração
Agora, o do Jobim foi desrespeito, sacanagem
Mas, como eu não sou tapado, escondi o Gonzagão
Já suspeito da tua melindragem

Do Sivuca escolheste apenas um e deste azar
Guardei dentro do caderno, a capinha foi vazia
Mas, do Baden se tocasses em algum, vou te contar
Até o inferno eu te perseguia!

O João Bosco e o Aldir Blanc ainda estão na prateleira
Só que o Francis e o Caetano, por aqui, ninguém mais viu
Mas o foda foi aquela coleção do João Nogueira
Sem falar no Gilberto Gil

Procurei mas não achei o meu acervo do Noel
Já o Nei Lopes tá seguro junto com o Wilson Moreira
Tua bênção é que eu sei güentar meus nervo, Deus do céu
Pois ia ser duro se eu perdesse as estribeira

Foi contigo, ainda lacrado, o Djavan, mas que favor
Nunca vi cara mais brega do que aquele na minha vida
Sorte tua ter deixado o Adoniran, ó meu amor
Porque, senão, tavas fudida

O Waldyr sei que ganhaste de presente de namoro
O Pixinguinha acho que também te dei de aniversário
Pelo menos não roubaste nenhum choro,
Só o Época de Ouro que eu ainda não achei no meu armário

Dos meus livros do Vinícius abdico, saravá
Já li tanto, as poesias estão todas na memória
Mas se ousasses encostar em algo do Chico... ha-ha-ha!
Não vivias pra contar a história!



| C6 | Bº | Am7 | A7/C# A7(b13) |
| Em7(b5) | A7(b9) A7(b13) | Dm(7M) Dm7 | Fm6/Ab |
| F6/A | F#º | C/G | A7 |
| D7/9 | G7/9/13 | C6 | C7M |

| Gm7 | C7/9 C7/13 | F6/7M | |
| E7(b9) | E7/G# | Am7 | C/Bb |
| F7M/A | Fm(7M)/Ab | C7M/G | D7/A |
| G7/9 | F7/9 Eb7/9 | C7 | F7/9 |



HISTÓRICO NO DECOMPOSITORES

Desde que foi postado, este samba sofreu as seguintes alterações:

- Mudança na ordem das estrofes
- Adição da terceira estrofe
- Melhoras na harmonia e parte da melodia
- Transposição (de lá para dó maior), lapidação da harmonia, duas novas estrofes - janeiro de 08
- Melhoras na letra - 17/08/08

----------------------------

ATENÇÃO: gravação disponível da versão antiga (sem as últimas alterações e com vários erros).

9 comentários:

Unknown disse...

A musica tá legal, mas acho que uma introdução pra contextualizar ficaria melhor ainda! Mas quem sou eu senão um engenheiro sem muito conhecimento musical... hehehe! :-)

g@rOt@ @lCe disse...

heuheiuheiu

so pq eu comentei to errado...

kkkkkkkkk

Bom, + a ideia e a mesma...

adorei, bjao pra vcs

;)

foi mal tiago... tem que ter paciencia que a coisa aqui ainda esta a manivela

(e nem to falando do pc, to falando do pensamento)

=X

bjaaaaao!

Anônimo disse...

a letra ficou muito boa! só não consegui ouvir a música pq o yahoo não funcionou aqui!

eu acho que não precisa contextualizar não pq tá meio implícito ali...

virei mais vezes!
=)

Unknown disse...

Eu acho que nao tem que ter introdução. Ta muito claro a situação. E tambem eh sempre bom nao ser obvio na poesia.

E que a estrofe que fala do djavan ta uma brincadeira bem mais pesada que as outras. Nao curto o cara, mas acho que ele merece respeito.. ehehe

Caio

Tiago disse...

Aí, Mano Lolli! Toquei aqui com a nova harmonia que colocaste no B:
\ Em7 \ A7(9) \ D6(9) \ % \
\ C#7 \ C#7/E# \ F#m7 \ A/G \
\ D6/F# \ Dm6/F \ A6/E \ B7/F# \
\ E7(9) \ D7(9) C7(9) \ A6 \ D7(9)

idéia:
colocar uma sétima maior (pode manter a sexta) no A6/E, porque a melodia da voz aí pega essa sétima maior (sol#). E, continuando a melodia, o próximo acorde pode ser Bsus, pelo mesmo motivo (manter melodia sem chocar com a harmonia). É que eu gostei bastante dessa frase melódica (suspeito, né, eu q bolei hehe).

Se tiveres uma melodia bem definida pra nova harmonia, e q ue aches q está muito legal, grava o trecho ou escreve as notas ou manda partitura ;)

Abração!

Lucas Lolli disse...

Seguinte:

Acabei de consertar um detalhe: era só A/E, sem sexta.
Quando passar a amidalite dou um jeito de gravar a melodia nova. Essa frase dela, que corresponde ao trecho | A/E | B7/F# |, eu achei legal, e realmente choca com a velha.
Mas a velha também tava legal - só que a harmona velha ficava clichezenta demais.
Ademais, não sei se daria pra encaixar a melosa velha desse trecho no contexto do B novo como um todo.
Temos que estudar isso com calma.

A parte da melodia nova que ainda não tá muito definitiva na verdade é a dos dois compassos anteriores, | D6/F# | Dm6/F |, que tá me soando clichezenta também (basicamente é só a nota lá quando canta, por exemplo, "Beth é bom saber a co-").
Bom, quando eu gravar a gente vai poder discutir direito.

Abrazz!

Lucas Lolli disse...

É isso aí. Parece que deu certo.
Já dá pra bater o martelo.
Se alguém tem algo a declarar contra essa música da forma como está, que se manifeste agora, ou cale-se para sempre.

Tiago Brizolara da Rosa disse...

Cara, eu só tô com uma pulga atras da oreia quanto ao Djavan. Podemos fazer uma enquete...

Bruna disse...

ainda nao tinha escutado inteira, amei!

Achas que a citação de Djavan como "brega" em Divisão de Bens deve permanecer?